Busca avançada
Ano de início
Entree

A paz e o recurso à violência no Reino dos Francos: os mecanismos de resolução de conflito no período merovíngio (séculos VI-VIII)

Processo: 06/58317-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Marcelo Cândido da Silva
Beneficiário:Milton Mazetto Junior
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antropologia forense   Violência (criminologia)   Resolução de conflitos   Paz   Francos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Francos | Paz | Resolucao De Conflitos

Resumo

O estudo dos meios pelos quais os francos resolviam seus conflitos data, ao menos, da publicação da clássica obra de Montesquieu, "Do Espírito das Leis", em 1758. Entretanto, esse é, ainda, um objeto pouco recorrente na historiografia medieval. As pesquisas mais recentes sobre o tema dividem-se entre aquelas que, influenciadas pela história do direito, enfatizam a ação da autoridade pública e das normas oficiais na resolução das controvérsias, e as que, a partir de conceitos da antropologia jurídica, buscam demonstrar o papel preponderante das práticas infra-judiciárias, sobretudo as que fazem uso da violência, como a vingança. A proposta da pesquisa é analisar a relação existente entre os dois campos de resolução de conflitos delineados por esses trabalhos, o institucional e o infra-judiciário, no período merovíngio (séculos VI -VIII). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAZETTO JUNIOR, Milton. A paz e o recurso à violência no Reino dos Francos: os mecanismos de resolução de conflito no período  merovíngio (séculos VI - VII). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.