Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de aperiodicidade sobre transições quânticas em cadeias XY

Processo: 08/52023-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Andre de Pinho Vieira
Beneficiário:Fleury José de Oliveira Filho
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Superfluidez   Supercondutividade   Integrabilidade quântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algebras De Gaudin | Ansatz De Bethe | Integrabilidade Quantica | Supercondutividade | Superfluidez

Resumo

Em meados da década de 1990, Ralph, Black e Tinkham, em uma série de experimentos, descobriram indícios de supercondutividade em grãos ultra pequenos (~ 4nm) de alumínio e outros metais. A presença de correlações de emparelhamento nestes grãos surpreendeu a comunidade de Matéria Condensada e seguiu-se uma intensa investigação teórica baseada em métodos aproximativos. Inicialmente usou-se o método variacional de BCS (Bardeen, Cooper & Schrieffer), mesmo com o conhecimento do fato de que este método constitui uma boa aproximação para um grande número de elétrons e não para grãos. Outros métodos, como o Grupo de Renormalização Dinâmico, também foram utilizados. Um dos principais desapontamentos destes métodos aproximativos era sua incapacidade de explicar o efeito de paridade, que mostrava uma clara diferença nos resultados espectrais entre amostras com um número par ou ímpar de elétrons. No final dos anos 1990, Richardson contatou a comunidade de Matéria Condensada, informando que ele havia resolvido "exatamente" a Hamiltoniana BCS discreta em 1963 no contexto do emparelhamento entre núcleos. Além da surpresa, pôde-se mostrar a seguir que seu método explicava o efeito de paridade e era adequado para investigar amostras com um pequeno número de elétrons. Concomitantemente, e independentemente, Cambiaggio, Rivas & Saraceno, demonstraram que a Hamiltonia BCS discreta é integrável e exibiram um conjunto completo de integrais de movimento. Mostrou-se a seguir que a solução de Richardson decorre do Ansatz de Bethe Algébrico. Uma série de outros modelos integráveis, em física nuclear, em gases de Fermi ultra frios diluídos e mesmo em contextos ainda puramente matemáticos foram investigados. A dissertação de mestrado do estudante Fleury Filho versa sobre a relação da aproximação BCS com a solução de Richardson. Em particular, investigará as correções de ordem 1/N, (onde N é o número de partículas). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA FILHO, Fleury José de. Efeitos da aperiodicidade sobre as transições quânticas em cadeias XY. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.