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Um estudo sobre a construcao do curriculo visando favorecer a inclu sao no ensino fundamental.

Processo: 06/59591-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Beneficiário:Daniela Cristina Barros de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Inclusão escolar   Práticas pedagógicas   Currículo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo | Inclusao Escolar | Leis Educacionais | Pratica Pedagogica

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo analisar as concepções educativas, curriculares, avaliativas bem como a ação pedagógica referentes à inclusão escolar de pessoas com deficiências em diferentes escolas de ensino público e privado, percebendo o que está exposto nas propostas curriculares e considerando também a visão dos gestores, docentes bem como a efetivação prática de tais propostas. Visa-se, portanto, estabelecer relações comparativas entre as escolas públicas e privadas analisadas em termos de concepções e prática para a inclusão, considerando em cada uma delas o que pode contribuir ou não para o processo inclusivo. Para tanto, o desenvolvimento metodológico da pesquisa será de ordem qualitativa caracterizando-se por estudo de caso. Para o levantamento dos dados, após a definição do universo da pesquisa, serão elaboradas entrevistas semi-estruturadas com os gestores e docentes das escolas participantes da pesquisa além da análise dos planos pedagógicos. Após a realização do levantamento de dados, que ocorrerá fundamentalmente por meio das entrevistas e análise de documentos referentes a estrutura curricular das instituições, estes serão selecionados e analisados, de acordo com categorias a serem comparadas com a problemática inicial, com os objetivos e com o aporte teórico, de forma a permitir concluir como está se configurando a inclusão escolar em instituições públicas e privadas. Para documentar o resultado obtido ao término de cada etapa referente aos objetivos propostos, serão elaborados relatórios com todos os dados e resultados relevantes obtidos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Daniela Cristina Barros de. A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.