Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e identificacao de bacterias de terra preta de indio da amazonia produtoras de enzimas para degradacao de compostos fenolicos.

Processo: 06/59344-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Tsai Siu Mui
Beneficiário:Mariana Gomes Germano Silva
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Burkholderia   Diversidade   Bioensaio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioensaio | Burkholderia | Diversidade | Proteobacteria | Risa | Terra Preta Antropogenica

Resumo

Proteobactérias dos gêneros Pseudômonas e Burkholderia expressam atividades catabólicas capazes de degradar compostos altamente poluentes, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. Grupos semelhantes de bactérias foram recentemente encontradas em amostras de Terra Preta de índio (TPI) na Amazônia Central, com a detecção do gene que degrada naftaleno em um sondagem inicial usando uma biblioteca de clones 16S rDNA pela equipe do Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Cena. A caracterização de genes envolvidos na síntese de enzimas degradadoras de poluentes e xenobióticos, juntamente com estudos sobre a diversidade genética, poderão disponibilizar informações importantes sobre o comportamento destes microrganismos em condições ambientais extremas, bem como prover informação sobre vias degradadoras para estudos de bioprospecção gênica, visando à busca por novas atividades catalíticas para fins químicos e biotecnológicos. Propõe-se neste estudo a avaliação de isolados (em torno de 100) de Pseudômonas e Burkholderia provenientes de solos TPI e adjacências quanto à presença do gene nahAc e, através de bioensaios usando estirpes de referência, determinar o seu potencial de degradação in vitro. Em paralelo, estudos sobre a diversidade genética desses isolados serão desenvolvidos através da técnica de Ribossomal Intergenic Spacer Analysis (RISA) para determinação das relações filogenéticas entre esses isolados e para estudos bioquímicos posteriores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Mariana Gomes Germano. Diversidade funcional em solos de Terra Preta de Índio da Amazônia e carvão pirogênico. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.