Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracteristicas anatomicas foliares e controle quimico em pos-emergencia de brachiaria decumbens e brachiaria plantaginea.

Processo: 07/53550-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Roberto Antonio Rodella
Beneficiário:Renata Pereira Marques
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Herbicidas   Anatomia vegetal   Gramíneas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anatomia Foliar | Capim-Braquiaria | Capim-Marmelada | Gramineas | Herbicidas

Resumo

O objetivo do presente projeto de pesquisa será relacionar a eficiência de controle dos herbicidas aplicados em pós- emergência com as características anatômicas foliares de Brachiaria decumbens e Brachiaria plantaginea. Serão semeadas 20 sementes de cada espécie em vasos plásticos com capacidade de 2 L, preenchidos com solo agrícola e mantidos em casa de vegetação. Após a emergência das plântulas será efetuado um desbaste, deixando cinco plântulas por vaso. Para se proceder aos estudos da anatomia, será coletado material foliar em três estágios de desenvolvimento (com 4-6 folhas no colmo, com 3-4 perfilhos e quando as plantas estiverem adultas). Serão quantificados os caracteres anatômicos com auxílio de microscópio de projeção. Para o controle químico serão testados os herbicidas fluaziflop-p- butil, haloxyfop-methyl e sethoxydim. As aplicações ocorrerão quando as plantas apresentarem 4-6 folhas, 3-4 perfilhos e na planta adulta. A avaliação visual será realizada aos 7, 14 e 21 dias após a aplicação. Os dados dos caracteres anatômicos serão submetidos aos métodos estatísticos multivariados de análise de agrupamento e de análise de componentes principais. Os valores quantificados anatomicamente bem como os resultados de controle químico serão submetidos à análise de variância pelo teste F e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Renata Pereira. Características anatômicas foliares e controle químico em pós-emergência de Brachiaria decumbens e Brachiaria plantaginea. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.