Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de diferentes protocolos de extracao de dna para deteccao de brucella abortus a partir de diferentes tecidos de vacas infectadas experimentalmente com a cepa 2308.

Processo: 07/52214-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:José Soares Ferreira Neto
Beneficiário:Maria Del Pilar Vejarano Ruibal
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Bovinos   Brucelose

Resumo

Um programa para controle da Brucelose bovina, como o PNCEBT brasileiro, precisa de métodos diagnósticos indiretos e diretos. Os indiretos são utilizados nas rotinas de certificação de propriedades livres e monitoradas. O diagnóstico direto pode ser feito a partir de feto abortado como rotina de sistema de vigilância, quanto a partir da vaca adulta soropositiva, para confirmar focos bacteriológicos da doença e verificar o andamento do valor preditivo positivo do diagnóstico indireto. O isolamento bacteriano e identificação bioquímica e sorológica são custosos, laboriosos, requerem muito tempo, nem sempre oferecem resultados confiáveis. Portanto, é preciso técnicas práticas, rápidas e que ofereçam resultados confiáveis que possam ser usadas para fins de diagnóstico e para estudos epidemiológicos, como a PCR. Entretanto, a PCR possui desvantagens que são alto custo e os fatores inibidores da amplificação do ácido nucléico, como proteínas séricas, debris celulares somáticos, polissacarídeos e outros componentes dos fluidos corpóreos. Os fragmentos de órgãos estão sujeitos à ação de inibidores da amplificação do ácido nucléico. Uma solução poderia ser a utilização de um protocolo de extração de DNA que diminua o número de falsos negativos. Assim, o objetivo deste trabalho é comparar a performance de quatro protocolos de extração de DNA em seis diferentes órgãos (cotilédone, linfonodo supramamário, pré-escapular, fígado, baço, e úbere) provenientes de vacas infectadas experimentalmente com a B. abortus 2308 para realização de PCR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RUIBAL, Maria Del Pilar Vejarano. Avaliação de diferentes protocolos de extração de DNA para detecção de Brucella abortus a partir de diferentes tecidos de vacas infectadas experimentalmente com a cepa 2308. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.