Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de estruturas porosas de polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM) recobertas com apatitas para substituição e regeneração óssea

Processo: 06/60436-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Guastaldi
Beneficiário:Anahi Herrera Aparecida Thomazini
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Apatitas   Biomateriais   Materiais biomiméticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apatitas | Biomateriais | Metodo Biomimetrico

Resumo

As propriedades do polietileno de ultra alto peso molecular - PEUAPM tornam este material um dos polímeros mais utilizados como biomaterial, contudo propiciam duas situações antagônicas. O baixo coeficiente de fricção e a reduzida perda de volume por abrasão constituem-se em características desejáveis deste material. Contudo, por ser um material quimicamente inerte, decorrente da apolaridade da cadeia polimérica, apresenta desvantagem quando entra em contato com osso. Neste contexto, a associação deste polímero com um material bioativo proporcionaria a obtenção de um biomaterial adequado para a regeneração e reposição do tecido ósseo. Além de uma fixação bioativa, a modificação morfológica do polímero, tornando-o um material poroso, propiciaria também a obtenção de uma fixação biológica do implante. Os materiais bioativos mais empregados e de bioatividade satisfatória são as biocerâmicas de fosfato de cálcio as quais, dependendo da suas fases, apresentam propriedades química e biológica diferenciadas, proporcionando a adequação de sua utilização ao comportamento necessário a cada meio de implantação. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de compósitos porosos de PEUAPM com fases de apatitas biomiméticas, propiciando, dessa forma, condições adequadas para o desenvolvimento de fixação biológica e bioativa. Utilizando-se soluções biomiméticas com diferentes composições iônicas, serão depositadas sobre o polímero poroso fases distintas de apatitas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APARECIDA, ANAHI H.; FOOK, MARCUS V. L.; GUASTALDI, ANTONIO C.. Biomimetic apatite formation on Ultra-High Molecular Weight Polyethylene (UHMWPE) using modified biomimetic solution. JOURNAL OF MATERIALS SCIENCE-MATERIALS IN MEDICINE, v. 20, n. 6, p. 1215-1222, . (06/60436-3)
ANAHI H. APARECIDA; ANTONIO C. GUASTALDI; MARCUS V. L. FOOK. Desenvolvimento e caracterização de suportes porosos de polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM) para utilização como biomaterial para reposição e regeneração óssea. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 18, n. 4, p. 277-280, . (06/60436-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
THOMAZINI, Anahi Herrera Aparecida. Desenvolvimento de estruturas porosas de polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM) recobertas com apatitas para substituição e regeneração óssea. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.