Busca avançada
Ano de início
Entree

Liberacao sustentada de progesterona em micro particulas de phb-v e phb-v/pcl produzidas em meio super critico.

Processo: 06/60910-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Ed Hoffmann Madureira
Beneficiário:José Rodrigo Valim Pimentel
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Biopolímeros   Progesterona   Reprodução   Bovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biopolimeros | Bovinos | Nanoparticulas | Progesterona | Reproducao | Supercritico

Resumo

A progesterona e seus análogos têm sido usados em programas de sincronização há vários anos (ODDE, 1990). Vários métodos de liberação de progesterona e progestágenos têm sido usados incluindo injeções (ULBERG; CRISTIAN e CASIDA, 1951), administração oral (ZILBEMAN et. al. 1970), implantes auriculares (GONZÁLES-PADILHA et. al. 1975) e intravaginais (PIMENTEL, 2006; MACMILLAN et.al. 1991). Entretanto, uma simples injeção de progesterona, em nanopartículas (NPs), ou micropartículas (MPs), de polímeros biodegradáveis, pode ser capaz de proporcionar níveis adequados deste hormônio, suficientes para sincronizar a ovulação ou induzir a ciclicidade em novilhas. (WHISNANT e BURNS, 2002). Entre os polímeros que podem ser empregados na produção, encontra-se o Poli (ácido 3-hidróxibutírico) ou PHB. A aplicação da tecnologia supercrítica, usando o dióxido de carbono como solvente, é um processo que tem sido proposto como alternativa para produção de micro ou nanopartículas de fármacos, e produção de fármacos carregados em NPs (carregadores de drogas). Neste projeto, será investigada uma técnica para a produção de nanopartículas, em meio supercrítico, a serem empregadas na produção de um sistema de liberação controlada de progesterona, que entre outras aplicações, poderá ser utilizada para o controle farmacológico do ciclo estral em fêmeas bovinas. Como não são necessárias altas temperaturas para a incorporação dos princípios ativos aos polímeros, substancias termossensíveis também poderão ser utilizadas na seqüência, como por exemplo; GnRH, FSH, eCG, Insulina e outros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIMENTEL, José Rodrigo Valim. Liberação sustentada de progesterona em micro partículas de PHB-V e PHB-V/PCL produzidas em meio super-critico. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.