Busca avançada
Ano de início
Entree

As narrativas esotericas enquanto textos de auto-ajuda: uma abordagem semiotica.

Processo: 07/01743-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Arnaldo Cortina
Beneficiário:Levi Henrique Merenciano
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica   Texto   Leitura   Leitores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Best-seller | Leitor | Leitura | semiótica | texto | Semiótica greimasiana

Resumo

O projeto "A Leitura no Brasil de 1975 a 1990" (processo CNPq 109808/2003-7) realizou um levantamento dos livros de ficção mais vendidos no Brasil, de 1975 a 1990, a partir das listas de livros da revista "Veja". Por meio da análise semiótica de orientação greimasiana dos textos de ficção, selecionados ano a ano, chegou-se à conclusão de que as narrativas de conteúdo esotérico, freqüentes a partir da década de 1980, abordavam, ainda que embrionariamente, um tipo de estrutura típica dos textos de auto-ajuda. Livros como "As brumas de Avalon" e "O alquimista", respectivamente, de Marion Zimmer Bradley e Paulo Coelho (livros de temática esotérica), já se caracterizam pela narratividade centrada em um percurso cognitivo, de forma a deixar os fatores de ação e intriga, típicos dos livros de Sidney Sheldon, em segundo plano. O que determina o percurso dos sujeitos da narrativa, no caso dos livros mais místico-esotéricos de Bradley e Coelho, por exemplo, é adquirir um conhecimento (um saber-fazer) que enfatiza a questão da individualidade, por isso, são textos mais intimistas, de leitura mais subjetiva, que tratam de magia e autoconhecimento, temática essa vigente nos textos de auto-ajuda a partir de meados dos anos de 1990. Para a conclusão dos objetivos do projeto de mestrado, portanto, será necessário investigar, a partir de um novo levantamento (dos livros de auto-ajuda e de esoterismo, da seção "Os mais vendidos", da revista Veja), de 1991 a 2006, a organização e o funcionamento discursivos (as variâncias e invariâncas temático-figurativas e as operações enunciativas) presentes nos livros de auto-ajuda e de esoterismo mais vendidos, a fim de provar, por meio da investigação da progressão dos títulos mais consumidos, que as narrativas esotéricas evoluíram, nas décadas de 80 e 90, para os textos de auto-ajuda.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MERENCIANO, Levi Henrique. Abordagem semiótica dos textos de auto-ajuda. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.