Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da participação da criança na escolha da estratégia de manejo do seu próprio comportamento

Processo: 06/05811-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Antonio Bento Alves de Moraes
Beneficiário:Gustavo Sattolo Rolim
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento de escolha   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contexto Da Saude | Escolha | Participacao Da Crianca | Psicologia e Saúde

Resumo

As decisões em odontologia não se limitam apenas à escolha dos procedimentos, materiais e instrumentos a serem utilizados, mas, também, à escolha das estratégias comportamentais. Esta decisão pode ser compartilhada com o paciente, envolvendo-o na discussão sobre as eventuais intervenções psicológicas a serem adotadas. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos da participação de crianças no processo de decisão sobre a escolha de estratégias de manejo do seu próprio atendimento odontológico. Os participantes deste estudo serão 18 crianças com desenvolvimento típico, com idades entre 5 e 6 anos, que necessitem de pelo menos 3 sessões de atendimento restaurador, e um cirurgião-dentista. Estão planejadas 5 sessões, que serão filmadas em VHS. Na primeira sessão será mostrado um vídeo com a encenação de seis estratégias de manejo feita com bonecos (Vídeo PE – Procedimento de escolha), que será utilizado posteriormente nas sessões de escolha. Serão feitos profilaxia, aplicação tópica de flúor e exame clínico. A partir da segunda sessão, haverá a apresentação em vídeo, antes do início da cada atendimento, das ocorrências comportamentais da criança, filmadas na sessão anterior, que envolvam episódios de comportamentos colaborativos e não colaborativos. Em cada apresentação das ocorrências comportamentais, será solicitado à criança que descreva o evento assistido e o que gostaria que o dentista tivesse feito. Será realizado em seguida o procedimento de escolha, na qual a criança será estimulada a escolher três estratégias de sua preferência por meio da apresentação do vídeo PE. O atendimento odontológico será realizado após a apresentação das ocorrências e do procedimento de escolha, e ocorrerá de forma convencional. O dentista deverá utilizar as técnicas escolhidas pela criança, no tratamento do dia. Somente na 6ª, 8ª e 10ª sessões, será permitido o uso de contenção física, se o profissional assim decidir. Os comportamentos dos participantes serão registrados, por categorias, a cada 15 segundos. Será calculada a freqüência relativa de cada categoria de comportamento por rotina odontológica, as freqüências por sessão para cada participante e a média para todos os participantes em todas as sessões. Os dados serão comparados com os de dois estudos prévios em que não houve possibilidade de escolha por parte da criança.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROLIM, Gustavo Sattolo. Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.