Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencialidades e dilemas da participacao de agricultores familiares em uma metodologia de experimentacao participativa para o desenvolvimento rural sustentavel - um estudo de caso.

Processo: 07/57251-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Pesquisador responsável:Janice Rodrigues Placeres Borges
Beneficiário:Marina Souza Dias Guyot
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura familiar   Sustentabilidade   Participação social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agricultura Familiar | Experimentacao Participativa | Participacao Social | Sistema Producao Sustentavel | Sustentabilidade

Resumo

Tendo em vista os inúmeros desafios para um desenvolvimento rural sustentável, têm-se realizado diversas iniciativas a fim de superá-los - iniciativas, nas quais, a participação popular é, na maioria das vezes, reconhecida como vital para o sucesso das mesmas. Sendo assim, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo central descrever e analisar as potencialidades e dilemas da participação de agricultores familiares em uma metodologia de experimentação participativa para o desenvolvimento rural sustentável, tendo como referencial empírico o projeto "Experimentação em Agrossilvicultura e Participação Social" (NACE/ESALQ-USP), desenvolvido no Município de Joanópolis/SP, que propõe a participação de agricultores familiares em ações de transformação da realidade através da metodologia de experimentação participativa. Metodologicamente, para a realização da pesquisa, optou-se pelo estudo de caso, tendo como procedimentos: levantamento bibliográfico e de dados secundários, pesquisa de campo com realização de entrevistas semi-estruturadas, a observação livre, bem como a foto-documentação. Os dados primários serão analisados qualitativamente e utilizar-se-á também a técnica de análise cognitiva - comparando-se fragmentos do corpo das entrevistas com fragmentos da literatura pertinente. Pretende-se assim contribuir para o avanço teórico-metodológico dessa linha de pesquisa, assim como, para o avanço da metodologia de experimentação participativa, contribuindo para o preenchimento de uma lacuna acadêmica existente. Espera-se que a pesquisa venha a fornecer subsídios que contribuam para a construção da eqüidade social e melhoria da qualidade socioambiental rural local. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)