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Concretos auto-adensaveis: caracterizacao da evolucao das propriedades mecanicas e estudo da sua deformabilidade por solicitacao mecanica, retratacao e fluencia.

Processo: 06/01055-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Tulio Nogueira Bittencourt
Beneficiário:Ana Carolina Marques
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fluência   Deformabilidade   Retratação   Concreto auto-adensável
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concreto Auto-Adensavel | Deformabilidade | Fluencia | Retratacao | Deformabilidade do concreto auto-adensável

Resumo

As dificuldades enfrentadas para a concretagem de estruturas de concreto convencional serviram como estímulo para o desenvolvimento do concreto auto-adensável (CAA). O CAA apresenta composição, comportamento mecânico e reológico bem distinto do concreto convencional. Sua consistência fluida permite o preenchimento das fôrmas e a passagem pela armadura, sem que ocorra exsudação e segregação. A eliminação do adensamento ajuda a diminuir o ruído na obra, a melhorar o acabamento da peça e a aderência entre o aço e o concreto.Embora o CAA possua inúmeras vantagens, o custo mais elevado, a falta de normalização e o conhecimento de sua deformabilidade, restringem sua aplicação em obras nacionais.O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento das estruturas de concreto auto-adensável quanto à sua deformabilidade, como os fenômenos de retração e fluência e a fissuração. Este estudo será feito através de ensaios de laboratório específicos aliados ao monitoramento de deformações provenientes de protótipos para a aferição de modelos que representem o comportamento estrutural investigado.Também é objetivo deste trabalho o uso de sensores para a monitoração do protótipo a ser construído. Serão utilizados, tanto os sensores convencionais, quanto os baseados em novas tecnologias, como por exemplo, os sensores de fibra óptica.A caracterização do material será feita em corpos-de-prova mantidos em câmara climatizada e pelo acompanhamento de evolução de resistência à compressão, resistência à tração e o módulo de elasticidade. Também serão determinados parâmetros referentes à fluência e retração do concreto auto-adensável como parte da caracterização.Os resultados obtidos servirão de dados para alimentação dos modelos de previsão de deformação disponíveis na literatura, e serão comparados àqueles provenientes das equações dispostas nas normas vigentes. Esta comparação será de grande importância para aferição e validação dos modelos propostos. Este projeto de pesquisa está vinculado ao projeto temático FAPESP intitulado “Monitoração e Avaliação da Deformabilidade, da Fissuração e da Segurança de Estruturas de Concreto” (processo 04/03049-1) e visa o melhor conhecimento do comportamento mecânico do concreto auto-adensável.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Ana Carolina. Concreto auto-adensável: caracterização da evolução das propriedades mecânicas e estudo da sua deformabilidade por solicitação mecânica, retração e fluência.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.