Busca avançada
Ano de início
Entree

Algas pardas do genero sargassum e anfipodes ampitoideos como potenciais bioindicadores de contaminacao por hidrocarbonetos.

Processo: 07/50488-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Fosca Pedini Pereira Leite
Beneficiário:Silvana Gomes Leite Siqueira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Amphipoda   Características da população   Petróleo   Sargassum

Resumo

Trabalhos realizados Canal de São Sebastião já indicaram contaminação da água e do sedimento por hidrocarbonetos petrogênicos, no entanto, investigações direcionadas aos efeitos do petróleo sobre comunidades marinhas ainda são escassas. Diante disso, pretende-se realizar um estudo avaliando-se a ocorrência e os efeitos ecológicos de hidrocarbonetos em comunidades fitais. Para tanto, serão realizadas coletas de algas do gênero Sargassum e anfípodes associados a distâncias progressivas do Duto e Terminais Centro Sul (DTCS), bem como, a realização de experimentos de laboratório para avaliar os efeitos de hidrocarbonetos sobre uma população de anfípodes ampitoídeos. A presença de hidrocarbonetos em Sargassum e em anfípodes associados será avaliada através cromatografia gasosa. Com isso será possível mapear a ocorrência dos hidrocarbonetos nas comunidades fitais da região do Canal de São Sebastião e avaliar o potencial de bioacumulação das espécies investigadas. Além disso, a comparação da estrutura populacional dos anfípodes ampitoídeos e dos principais parâmetros populacionais de Sargassum em áreas com ocorrência diferencial de hidrocarbonetos permitirá avaliar o efeito da poluição crônica por petróleo nesses organismos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOURENCO, RAFAEL ANDRE; MAGALHAES, CAIO AUGUSTO; TANIGUCHI, SATIE; LEITE SIQUEIRA, SILVANA GOMES; JACOBUCCI, GIULIANO BUZA; PEREIRA LEITE, FOSCA PEDINI; BICEGO, MARCIA CARUSO. Evaluation of macroalgae and amphipods as bioindicators of petroleum hydrocarbons input into the marine environment. Marine Pollution Bulletin, v. 145, p. 564-568, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Silvana Gomes Leite. Alga parda Sargassum furcatum e anfípodes ampitóides associados com potenciais bioindicadores de poluição por hidrocarbonetos de petróleo. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.