Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos morfonologicos desencadeados pela derivacao: um estudo comparativo entre portugues arcaico e portugues brasileiro.

Processo: 07/57168-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Histórica
Pesquisador responsável:Gladis Massini-Cagliari
Beneficiário:Natália Cristine Prado
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Português do Brasil   Português arcaico   Fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cantigas De Santa Maria | Fonologia | Morfonologia | Portugues Arcaico | Portugues Brasileiro | Processos Morfonologicos

Resumo

Este Projeto de Mestrado tem como objetivos principais o mapeamento, a análise e o estudo comparativo de processos morfofonológicos - sobretudo a partir de teorias fonológicas não-lineares - entre duas sincronias da língua portuguesa: Português Arcaico (PA) e Português Brasileiro (PB). Serão considerados como objeto de estudo os processos que ocorrem através da adjunção dos sufixos -çon (-ção) e -mento, para o PA, e -ção e -mento, para o PB. Através deste trabalho pretendemos mostrar o quanto os processos que ocorrem na formação de palavras da língua se modificaram e o quanto se mantiveram na tentativa de compreender um pouco mais a história do idioma, colaborando para a elucidação de alguns fatos do passado lingüístico do português que podem contribuir para esclarecer fatos da sua estrutura atual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRADO, Natália Cristine. Processos morfofonológicos na formação de nomes deverbais com os sufixos -çon/-ção e -mento: um estudo comparativo entre português arcaico e português brasileiro. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.