Busca avançada
Ano de início
Entree

A politica brasileira pra refugiados.

Processo: 07/52396-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Shiguenoli Miyamoto
Beneficiário:Julia Bertino Moreira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Refugiados   Brasil   Política migratória
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Politica Migratoria | Refugiados

Resumo

A questão dos refugiados está intrinsecamente relacionada com a ocorrência de conflitos no plano internacional por motivos variados, como religioso, étnico, político ou econômico, que colocam em risco a vida, liberdade e segurança da população civil atingida. Dessa forma, o elevado número de refugiados espalhados pelo globo representa um problema que afeta as relações internacionais e desafia a comunidade internacional. Vale mencionar que a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) constitui um importante marco histórico em relação a este tema, em função do grande contingente de pessoas deslocadas na Europa. No tocante à atuação do Brasil em prol dos refugiados, no período do pós-guerra, o país se demonstrou comprometido com essa questão, ao acolher um expressivo número de europeus, participar de organismos voltados para essa causa e assinar a Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951. Contudo, tal posição se alterou durante a ditadura militar, visto que muitos latino-americanos não conseguiram obter refúgio no Brasil. O comprometimento com os refugiados só foi retomado com a redemocratização política, em 1985. Diante desse contexto e do cenário pós-Guerra Fria, o Brasil passou a acolher refugiados de todas as origens e elaborou uma legislação específica para esse grupo. Tendo esse panorama em vista, o presente projeto de pesquisa pretende analisar a política adotada pelo Brasil para os refugiados, considerando as conjunturas interna e internacional, no período de 1943 aos dias atuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Julia Bertino. Política em relação aos refugiados no Brasil (1947-2010). 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.