Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de um programa para capacitacao de agentes favorecedores de comportamentos de estudos em criancas.

Processo: 07/52694-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Lucia Cortegoso
Beneficiário:Danila Secolim Coser
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Treinamento de pais   Fracasso escolar   Baixo rendimento escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baixo Rendimento Escolar | Comportamento De Estudos | Fracasso Escolar | Treinamento De Pais

Resumo

A literatura aponta que o envolvimento dos pais pode ser determinante para o sucesso escolar de seus filhos. Apesar do conhecimento disponível, freqüentemente, os pais não possuem repertórios necessários para lidar com demandas de dificuldades escolares ou promoverem comportamentos de estudo autônomos e eficazes. O presente projeto tem por objetivo promover e avaliar um programa de intervenção junto a pais de crianças com história de baixo desempenho escolar. Será realizada uma adaptação de um estudo no qual foi realizado um programa de capacitação para pais como agentes favorecedores de estudo. Serão sujeitos desta investigação pais de alunos, indicados por professores como apresentando dificuldades de aprendizagem, de uma escola do interior de São Paulo. Está prevista a realização de um pré-teste, treino, pós-teste e um follow up. Os dados serão coletados a partir de entrevistas com pais, alunos e professores, filmagens de situações de estudo e exame de documentos indicativos de desempenho escolar. Serão obtidos dados relativos à eficácia de procedimentos de intervenção sobre o desempenho de pais como agentes favorecedores de comportamentos de estudo, bem como do eventual impacto do papel destes pais no comportamento de estudo de seus filhos. É esperada como contribuição desse estudo que histórias de fracasso escolar sejam superadas mais rapidamente em um sentido favorável a inclusão escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)