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O uso de questionários de autopercepção como ferramenta complementar em uma bateria de triagem do processamento auditivo: aplicação em escolares, pais e professores

Processo: 18/14055-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Isabel Ramos Do Amaral
Beneficiário:Beatriz Lopes Tambascia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Audição   Processamento auditivo   Percepção auditiva   Autopercepção   Triagem   Inquéritos e questionários   Crianças   Rendimento escolar

Resumo

A audição é considerada fundamental para o desempenho acadêmico. Com isso, faz-se importante a detecção e intervenção precoce de problemas auditivos. Pesquisas recentes apontam o aumento do uso de questionários, os chamados "checklists", como importante ferramenta na triagem do Processamento Auditivo Central (PAC). Este estudo terá como objetivo analisar o desempenho de escolares, entre 6 a 10 anos, em um questionário de autopercepção inserido em um programa online de triagem do PAC e comparar com a percepção dos pais e professor sobre o comportamento auditivo da criança. Os escolares serão divididos a partir da avaliação do desempenho do escolar reportado pelo professor em dois grupos: Grupo 1 - escolares com bom desempenho acadêmico e ausência de queixas auditivas e Grupo 2 - escolares com dificuldades acadêmicas. A pesquisa ocorrerá em duas etapas. A etapa 1 consiste na triagem auditiva escolar, composta pela imitanciometria e aplicação de um programa online, audBility, que contém o questionário a ser estudado na presente pesquisa, baseado no Scale of Auditory Behavior- SAB. A etapa 2 consiste na avaliação audiológica básica e comportamental do PAC da criança. Nesse momento, será aplicado o mesmo questionário respondido pelo escolar na triagem, porém com as perguntas adaptadas de forma a serem direcionadas aos pais que comparecerem no Laboratório de Audiologia. Por fim, as crianças que completarem toda a etapa 2, terão o mesmo instrumento enviado ao professor, porém com perguntas direcionadas a tal profissional. Com o estudo, acredita-se que será possível compreender melhor a inserção de checklists dentro de baterias de triagem auditiva do escolar.