Busca avançada
Ano de início
Entree

Duracao do teste de germinacao de panicum maximum cv. tanzania (jacq.)

Processo: 07/53523-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Cibele Chalita Martins
Beneficiário:Camila de Aquino Tomaz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Panicum maximum   Tanzânia   Sementes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Panicum Maximum | Sementes | Tanzania | Teste De Germinacao

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de determinar o tempo necessário à condução do teste de germinação de Panícum maximum cv. Tanzânia. Na pesquisa, 20 lotes de sementes fiscalizadas serão submetidos ao teste de germinação sob duas condições de temperaturas alternadas (20-30°C e 15-35°C) com luz (78 μmol s-1 m-2/ 8h), sem e com os seguintes tratamentos para a superação de dormência: umedecimento do substrato com KNO3 (0,2%), e imersão das sementes em ácido sulfúrico (98% 36N) por 05 minutos, seguido de lavagem rápida em água e serão realizadas contagens diárias do número de plântulas normais, para identificação da data mais apropriada para o término do teste. O delineamento experimental será realizado para 20 lotes (repetições). Para cada lote, tratamento de superação de dormência e temperatura será ajustada uma curva de crescimento para a avaliação da germinação. Obtendo-se as estimativas dos parâmetros do modelo de regressão não linear, será realizada uma análise de variância onde serão comparados os tratamentos para a superação de dormência e as temperaturas. Através do modelo não linear será possível estimar o tempo necessário à condução do teste de germinação, determinando se o valor a partir do qual a diferença entre a assíntota e a função estimada não for estatisticamente significativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOMAZ, Camila de Aquino. Duração do teste de germinação do capim-tanzânia. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.