Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de diferentes intensidades de perturbacao na estrutura da comunidade de peixes de riachos.

Processo: 07/02326-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marcel Okamoto Tanaka
Beneficiário:Fabiano Carneiro Nassin
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais   Riachos   Estrutura de comunidades
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comunidade de peixes | Estrutura de comunidades | Impacto ambiental | protocolo de avaliação rápida | Riacho | Ecologia de Ecossistemas Lóticos

Resumo

Frente às diversas alterações que os ecossistemas lóticos, principalmente as comunidades de peixes, sofrem pela degradação física e química do hábitat, esse projeto vem avaliar a hipótese de que as comunidades de peixes respondem de diferentes formas ao grau de perturbação que é submetida. Assim, os objetivos deste projeto incluem um levantamento dos riachos de uma região pouco conhecida na região central do Estado de São Paulo, localizada numa paisagem predominantemente agrícola; descrever as comunidades de peixes presentes em riachos com diferentes graus de degradação do habitat; relacionar as comunidades de peixes encontradas à variáveis ambientais para compreender os possíveis mecanismos de alteração destas comunidades e subsidiar programas de biomonitoramento com as informações resultantes deste projeto. Para tal será realizado um levantamento dos riachos do baixo rio Jacaré-Guaçu para serem estudados. Riachos com diferentes graus de perturbação serão avaliados através de um protocolo de avaliação rápida (PAR) e classificados em classes de qualidade, como: preservado, alterado e impactado. No total serão avaliados nove riachos, três de cada classe de qualidade. A amostragem da comunidade de peixes será feita através de pesca elétrica numa extensão de 100 m em cada riacho. A estrutura das comunidades de peixes será avaliada de acordo com estimadores de diversidade, enquanto a composição destas comunidades será analisada através de Análise de Escalonamento Multidimensional, usando-se o índice de similaridade de Bray-Curtis. Ambos aspectos serão relacionados às variáveis ambientais estimadas pelo PAR, possibilitando então uma maior compreensão dos fatores que contribuem para a degradação das comunidades naturais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCEL OKAMOTO TANAKA; ANDRÉA LÚCIA TEIXEIRA DE SOUZA; ALEXANDRE KANNEBLEY DE OLIVEIRA; LUIZ EDUARDO MOSCHINI. Redundância entre métricas da qualidade ambiental de riachos em paisagem agrícola. Rev. Ambient. Água, v. 10, n. 4, p. 832-846, . (07/02326-0)
TANAKA, MARCEL OKAMOTO; TEIXEIRA DE SOUZA, ANDREA LUCIA; MOSCHINI, LUIZ EDUARDO; DE OLIVEIRA, ALEXANDRE KANNEBLEY. Influence of watershed land use and riparian characteristics on biological indicators of stream water quality in southeastern Brazil. AGRICULTURE ECOSYSTEMS & ENVIRONMENT, v. 216, p. 333-339, . (07/02326-0)