Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da suplementacao e restricao de ferro (fe2+) na regulacao da expressao genica da mioglobina (mb). no musculo esqueletico e cardiaco de ratos.

Processo: 07/56096-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Tereza Nunes
Beneficiário:Janaína Sena de Souza
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mioglobina   Ferro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ferro | Mioglobina | Restricao De Ferro | Suplementacao De Ferro

Resumo

O íon Fe2+ exerce um papel central em um grande número de funções celulares essenciais, tais como: transporte de oxigênio, metabolismo energético mitocondrial e transporte de elétrons. Uma das proteínas que apresentam Fe2+ na sua constituição, ao qual se atribui as suas importantes funções de reserva e transporte de O2 para a mitocôndria e sobre a remoção de espécies reativas de O2 (ROS), é a mioglobina (Mb). Essa proteína é altamente expressa nos músculos esqueléticos e cardíaco, nos quais cumpre as funções citadas acima. Sua expressão é regulada por vários fatores, sendo a hipóxia um dos mais conhecidos, já que promove a elevação da concentração intracelular de HiF (fator transcricional induzido pela hipóxia), o qual ativa a transcrição desse gene. O hormônio tireoideano também aumenta a expressão da Mb, o que resulta na elevação das reservas de O2 e, conseqüentemente, em maior oferta e utilização de O2 pelos tecidos, cujas necessidades energéticas encontram-se aumentadas pela ação hormonal, além de maior remoção de ROS, cuja produção também se encontra elevada nessas circunstâncias. Quanto ao papel do Fe2+ na expressão gênica da Mb, pouco se conhece. Sabe-se, contudo, que, em vertebrados, algumas proteínas-chave do metabolismo do Fe2+ têm sua expressão regulada pós-transcricionalmente pelas concentrações intracelulares desse íon, por meio de um mecanismo que envolve a sua ligação com proteínas citosólicas que interagem com regiões responsivas ao Fe2+, presentes tanto na região 5' como na 3' dos mRNAs que as codificam, tornando-os mais ou menos estáveis. Torna-se, portanto, interessante avaliar se variações na oferta de Fe2+ (aumento ou restrição), por períodos variáveis [de 30 min (efeito agudo) há 30 dias] promovem alterações na expressão do mRNA e da proteína Mb. Pretende-se também avaliar, se a administração aguda de Fe2+ provoca variações na taxa de migração do mRNA da Mb, o que seria indicativo de alterações no seu peso molecular, fenômeno que, na maioria das vezes, está associado ao grau de poliadenilação do mRNA, do que depende a sua estabilidade e taxa de tradução. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, JANAINA S.; BRUNETTO, ERIKA L.; NUNES, MARIA TEREZA. Iron restriction increases myoglobin gene and protein expression in Soleus muscle of rats. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 88, n. 4, p. 2277-2290, . (07/56096-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Janaína Sena de. Efeito da suplementação e restrição de ferro (Fe2+) na regulação da expressão gênica e protéica da mioglobina (Mb), em músculo esquelético e cardíaco de ratos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.