Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise estrutural e funcional de genes candidatos no cromossomo 2 do shr que possam influenciar a hipertensao arterial.

Processo: 07/54882-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:José Eduardo Krieger
Beneficiário:Mariliza Velho
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos de associação genética   Animais congênicos   Hipertensão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Animais Congenicos | Genes Candidatos | Hipertensao Arterial

Resumo

Utilizando "total genome scan", identificamos 5 regiões cromossômicas no rato SHR associadas a elevação da pressão arterial desses animais após sobrecarga salina (2 no cromossomo 2 e 1 nos cromossomos 4,8 e 16) cuja relevância foi confirmada em 4 linhagens de animais congênitos (onde as regiões candidatas foram substituídas no animal pela homóloga da linhagem normotensa), pois em cada uma das linhagens.houve modificação de fenótipos ligados1 a pressão arterial. A linhagem SHR.B2A apresentou uma redução da pressão: arterial basal é perda.da sensibilidade ao sal. Este fragmento possui 75,9 Mb e contém cerca de 358 genes. Através de hibridização in sílico selecionamos os genes renais contidos no fragmento e com uso de uma plataforma de real-time PCR,desenvolvida no laboratório selecionamos àqueles que apresentaram diferença de expressão gênica entre as duas linhagens (congênito vs. SHR). Dos 66 genes renais estudados, 10 foram significativamente diferentes comparados as amostras de animais adultos. Dos 10 genes, somente 5 permaneceram diferentes quando comparamos o padrão de expressão renal em animais jovens com mesmo nível de pressão arterial e, portanto, foram considerados "genes candidatos" para serem investigados. A proposta presente visa analisar estrutural e funcionalmente estes genes para identificar aquele que possa contribuir com a gênese da hipertensão arterial no rato geneticamente hipertenso (SHR). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)