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Relações parafrásticas? O léxico sob uma perspectiva enunciativa

Processo: 07/56143-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Letícia Marcondes Rezende
Beneficiário:Jacqueline Jorente
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Léxico   Enunciação   Ensino   Redação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino | Enunciacao | Linguistica

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar relações léxico-gramaticais no processo de produção de significação em redações escolares. O nosso enfoque faz-se a partir de relações identificadas tradicionalmente como sinonímicas. Temos como referencial teórico a Teoria das Operações Enunciativas proposta por A. Culioli, que concebe a atividade de linguagem como resultante das operações de representação mental, referenciação e regulação. O corpus de pesquisa será composto por redações sobre temas relacionados ao assunto "Inclusão Social", selecionadas como ocorrências a partir das quais discutiremos a hipótese de que a construção lexical é delineada por relações léxico-gramatical-discursivas. Tal perspectiva implica repensar os conceitos clássicos de relações sinonímicas ou parafrásticas e vem confrontar-se com a visão tradicional acerca do léxico, que geralmente é abordado como tendo um estatuto pleno na língua, independentemente do contexto em que atua. Para observar essa visão tradicional acerca do léxico, que se encontra em discursos de leigos, bem como de lingüistas, consideraremos, respectivamente, como referencial de observação a "Cartilha do Politicamente Correto", e alguns livros didáticos, dos quais discutiremos alguns exercícios envolvendo o conceito tradicional de sinonímia. Pretendemos mostrar que o trabalho com o léxico no ensino, quando pautado na perspectiva tradicional, é redutor, uma vez que desconsidera o papel do contexto na produção de significação, e desse modo não contribui para o desenvolvimento da capacidade discursiva dos alunos, tais como os PCN's propõem. Por outro lado, pretendemos mostrar a relevância de se adotar no ensino uma abordagem lexical sob a perspectiva enunciativa. (AU)

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