Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao e caracterizacao de alergenos de periplaneta americana associados a resposta imune ige em pacientes com asma e/ou rinite atraves de analise proteomica.

Processo: 06/61613-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luisa Karla de Paula Arruda
Beneficiário:Michelle Christiane Rodrigues Barbosa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Asma   Proteômica   Imunoglobulina E   Rinite alérgica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alergenos Recombinantes | Analise Proteomica | Asma | Barata | Ige | Rinite Alergica

Resumo

Vários alérgenos de baratas Blattella germânica e Períplaneta americana já foram identificados através de técnicas de biologia molecular, e produzidos como proteínas recombinantes com atividade biológica comparável a de seus análogos naturais. Nosso grupo identificou um alérgeno principal de P. americana (Per a 7), que mostrou alto grau de identidade com tropomiosinas de invertebrados, particularmente de ácaros (80%) e camarão (82%). Utilizando um painel de alérgenos recombinantes de baratas (Bla g 2, Bla g 4, Bla g 5, Per a 1 e Per a 7), confirmamos que a tropomiosina é um importante alérgeno no Brasil e que aproximadamente metade dos pacientes apresentaram testes cutâneos positivos e anticorpos IgE para Per a 7, enquanto menos de 10% tiveram testes positivos para os outros alérgenos testados (Dissertação de Mestrado, Michelle Christiane Rodrigues 2006). Esses resultados indicam a necessidade de identificação de novos alérgenos de barata, importantes para pacientes em nosso meio. No presente estudo, temos por objetivo identificar e caracterizar alérgenos adicionais de P. americana, utilizando técnicas que incluem análise proteômica, expressão de proteína recombinante em sistema Pichia pastoris e modelagem molecular. O uso de proteínas recombinantes de baratas pode fornecer importante ferramenta para investigação da patogênese de asma e outras doenças alérgicas. Os resultados poderão contribuir para o desenvolvimento de formas inovadoras de diagnóstico e tratamento para alergia a barata. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)