Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle ambiental da muda da puberdade e da regressão abdominal no caranguejo do entre-marés Pachygrapsus transversus Gibbes, 1850

Processo: 07/56858-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Augusto Alberto Valero Flores
Beneficiário:Mariana Vellosa Capparelli
Instituição Sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Assunto(s):Monitoramento ambiental   Comportamento animal   Puberdade   Caranguejo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento | Controle Ambiental | Muda Da Puberdade

Resumo

O grapsídeo Pachygrapsus transversus apresenta uma estratégia reprodutiva alternativa entre os braquiúros. A espécie atinge a maturidade sexual muito cedo, poucos meses após recrutar no entre marés, e as fêmeas podem sofrer uma muda, após o principal período de reprodução, na qual a morfologia do abdômen e seus apêndices difere claramente tanto da característica adulta como da juvenil. Nesse estágio não ocorre atividade reprodutiva. Devido ao fato dessa dinâmica responder a um ciclo sazonal, é proposto examinar o efeito da temperatura, do fotoperíodo e da interação de ambos na incidência da muda da puberdade, na manutenção da atividade reprodutiva e na muda para o estágio de inatividade. Para tal, serão mantidos lotes de animais em cativeiro em quatro diferentes combinações de fotoperíodo e temperatura durante dois períodos; de outubro a dezembro e de abril a junho, correspondendo respectivamente ao início e ao final da época de maior intensidade reprodutiva. Posteriormente, será comparado o comportamento de machos frente a estímulos visuais e químicos, decorrentes da presença de fêmeas ativas e inativas, na tentativa de melhor compreender o valor adaptativo da regressão de caracteres sexuais secundários nesta espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAPPARELLI, MARIANA V.; FLORES, AUGUSTO A. V.. Environmentally driven shift between alternative female morphotypes in the mottled shore crab. ZOOLOGY, v. 114, n. 5, p. 276-283, . (07/56858-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAPPARELLI, Mariana Vellosa. Controle ambiental da muda da puberdade e da regressão abdominal no caranguejo do entre-marés Pachygrapsus transversus Gibbes, 1850. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.