Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da acao combinada de radiacoes ionizantes com campos eletricos e magneticos em cianobacterias - viabilidade celular e atenuacao de toxinas.

Processo: 06/60096-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:João Dias de Toledo Arruda Neto
Beneficiário:Erika Cavalcante Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenucao De Cianotoxinas | Irradiacao Com Gamas | Irradiacao Com Neutrons

Resumo

Microcystis panniformis são cianobactérias tóxicas que produzem a microcistina. Os reservatórios de água utilizados para abastecer a população estão sujeitos ao aparecimento de florações dessas cianobactérias tóxicas. Procedimentos tecnológicos foram desenvolvidos para a remoção de toxinas, mas estes processos geralmente são custosos e alguns destes com eficácia limitada. Dentre os métodos não químicos de tratamento e de esterilização de águas para o consumo de populações, destacam-se os processos de irradiação com feixes de. raios gama e elétrons. A motivação para sua utilização reside no fato de que tratamentos de redes públicas de água com gamas e elétrons representam técnicas promissoras, conforme verificado em estudos piloto em Miami. Neste trabalho, contudo, pretende-se ir além ao sentido de utilizar tratamentos com irradiação combinados com a atuação de stresses físicos de caráter magnético e elétrico, visando não apenas o controle populacional, mas também a atenuação das toxinas. Objetiva-se, portanto, (1) interferir com campos magnéticos e elétricos, estáticos e pulsados, no mecanismo de reparo da M. panniformis quando submetida à radiação gama; (2) efetuar um estudo radiológico da M. panniformis utilizando-se irradiação com nêutrons rápidos, e (3) investigar a possibilidade de atenuação da microcistina-LR pela ação da radiação proveniente de gamas e de nêutrons, entre os objetivos principais. Com isso seria possível direcionar novas estratégias e futuros modelos de aplicação tecnológica. De fato, o estudo da radiossensibilidade desses microrganismos à irradiação gama, nêutrons e outros agentes físicos exógenos será importante para subsidiar projetos alternativos de sistemas de tratamento de águas, além de propiciar informações (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Erika Cavalcante. Estudo da ação combinada de radiações ionizantes com campos elétricos e magnéticos em cianobactérias - viabilidade celular e atenuação de toxinas.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.