Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo da ação combinada de radiações ionizantes com campos elétricos e magnéticos em cianobactérias - viabilidade celular e atenuação de toxinas.

Texto completo
Autor(es):
Erika Cavalcante Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Joao Dias de Toledo Arruda Neto; José Gregorio Cabrera Gomez; Alessandro Minillo; Irma Nelly Gutierrez Rivera; Odete Rocha
Orientador: Joao Dias de Toledo Arruda Neto; Maria do Carmo Bittencourt de Oliveira
Resumo

Microcystis são cianobactérias que apresentam formações de florações e produção de microcistina, uma hepatotoxina que causa envenenamentos e promove tumores hepáticos. Os objetivos deste trabalho foram estudar o efeito combinado da radiação gama com outros agentes físicos em células de Microcystis panniformis e investigar a atenuação da microcistina através da ação de feixes de nêutrons e elétrons e radiação gama. Observou-se que os tratamentos combinados aumentaram a inviabilidade celular e que houve atenuação da microcistina após a sua exposição aos três tipos de radiações ionizantes. Com a combinação de agentes físicos é possível reduzir as doses necessárias para o controle populacional de Microcystis panniformis e a exposição à feixes de elétrons é a radiação indicada para maior atenuação da microcistina. (AU)

Processo FAPESP: 06/60096-8 - Estudo da acao combinada de radiacoes ionizantes com campos eletricos e magneticos em cianobacterias - viabilidade celular e atenuacao de toxinas.
Beneficiário:Erika Cavalcante Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado