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Em cena: o discurso político eleitoral na campanha 2006 veiculado pelo horário eleitoral gratuito: em direção a uma semiologia da política

Processo: 07/52677-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Vanice Maria Oliveira Sargentini
Beneficiário:Luciana Carmona Garcia
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Discurso político   Corrupção   Campanha eleitoral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corrupcao | Discurso Politico | Imagem | Intericonicidade | Midia | Sujeito

Resumo

Nossa investigação busca verificar de que maneira foram postos os discursos dos candidatos à eleição presidencial na campanha eleitoral de 2006, no que se refere ao tema "corrupção". E, para tanto, recortaremos como corpus discursivo a propaganda eleitoral gratuita veiculada pelas redes de televisão aberta, do período de agosto/2006 a outubro/2006. A escolha do corpus se deu por considerarmos importante o meio pelo qual se estabelecerão os discursos apresentados na televisão, meio de comunicação que está inserido nas casas dos cidadãos, com amplo alcance público. Em um quadro de disputa política acirrada, o espectador é atingido num tempo determinado e, expirado o tempo de um candidato, imediatamente aparece outro tipo de abordagem, outra opção, outros argumentos para conquistar a aliança do eleitor, outra propaganda, que se molda ao longo do tempo para se adequar ao potencial aliado. É possível, na atualidade, analisar o discurso político apenas a partir do discurso escrito? Amparados em reflexões propostas por Courtine (2006), a respeito da necessidade de analisar o discurso político por meio de uma semiologia da política, objetivamos de modo geral analisar as características do discurso político veiculado pelo horário eleitoral gratuito, na campanha à presidência 2006 e de modo específico o confronto entre os discursos dos candidatos, tomando como termo de análise o tema corrupção. (AU)

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