Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho de poedeiras comerciais submetidas a diferentes metodos de muda forcada sob diferentes temperaturas visando o bem estar animal.

Processo: 07/55970-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Otto Mack Junqueira
Beneficiário:Sarah Sgavioli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade dos ovos   Eficiência   Bem-estar   Morfofisiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bem Estar | Desempenho | Morfofisiologia | Qualidade Dos Ovos

Resumo

Será realizado um experimento no setor de avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, com o objetivo de avaliar o desempenho, qualidade dos ovos e morfofisiologia de poedeiras comerciais submetidas a diferentes métodos de muda forçada em três condições de temperatura. Serão distribuídas 600 aves em um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x3 (métodos de muda forçada x temperaturas), com cinco repetições de oito aves cada. Os métodos de muda forçada testados serão rações com inclusão de alfafa, 90% (MF-1), 70% (MF-2) e 50% (MF-3), dieta com 2.800 ppm de Zinco (MF-4) e método de restrição alimentar (MF-5). As temperaturas utilizadas serão ± 20º C (temperatura fria, TF); temperatura ambiente (temperatura termoneutra, TN) e ± 35º C (temperatura quente, TQ). As aves permanecerão em câmaras climáticas, com as temperaturas estabelecidas durante o período de muda forçada e o período de descanso e posteriormente serão transferidas para galpões de postura convencional. Durante o processo de muda forçada e descanso serão avaliados índices de desempenho das aves. O período experimental pós-muda será dividido em seis períodos de 28 dias cada, e ao final de cada período serão avaliados índices de desempenho e qualidade dos ovos. Ao final de todos os períodos (muda forçada, descanso e conjunto de seis períodos de 28 dias pós-muda) serão avaliados os parâmetros morfofisiológicos das aves (peso relativo do ovário, oviduto, fígado, pró-ventrículo e moela). Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SGAVIOLI, Sarah. Desempenho de poedeiras comerciais submetidas a diferentes métodos de muda de penas sob diferentes temperaturas. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.