Busca avançada
Ano de início
Entree

Universidade e município: uma parceria possível? Análise de um projeto de inclusão social na educação (CUCA - Curso Unificado do Campus de Araraquara) nos municípios de Araraquara e Américo Brasiliense

Processo: 07/52708-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:João Augusto Gentilini
Beneficiário:Fernanda Furtado Camargo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento educacional   Municipalização do ensino   Inclusão social   Políticas públicas   Araraquara (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Descentralizacao | Gestao | Inclusao Social | Planejamento Educacional | Politicas Publicas

Resumo

Este estudo buscará analisar as formas de planejamento, implementação e gestão das parcerias entre a UNESP/ Campus de Araraquara e as Prefeituras Municipais de Araraquara e de Américo Brasiliense, no projeto de inclusão social CUCA - Curso Unificado do Campus de Araraquara, que tem como objetivo o acesso de alunos provenientes de escolas públicas na Universidade. As transformações ocorridas nos anos de 1980 e 1990, que modificam o papel do Estado e desenvolvem os processos de descentralização da gestão, assim como a relativa autonomia dos municípios para definir políticas no campo social e educacional, indicam o cenário da pesquisa pretendida. A forma de estabelecimento dessas parcerias por parte dos atores sociais supracitados, bem como os pressupostos de planejamento e de formas de gestão que apresentam, implicarão em conseqüências - positivas e/ou negativas - nos resultados do projeto de inclusão citado. As bases desta análise serão leituras de autores e conceitos à luz de pesquisas qualitativas, entrevistas e análise de documentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Fernanda Furtado. Cursinhos pré-vestibulares populares e o caso da UNESP: alguns condicionantes à sua criação e transformação. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.