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Natureza humana, cultura e educacao: um estudo sobre as concepcoes psicologicas de john dewey.

Processo: 07/52819-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius da Cunha
Beneficiário:Erika Natacha Fernandes de Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Epistemologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epistemologia | Filosofia Americana | John Dewey | Teorias Da Argumentacao | Teorias Educacionais | Teorias Psicologicas

Resumo

O ponto de partida do presente projeto é a constatação de que o tema natureza humana constitui uma das bases do pensamento de John Dewey, abrangendo suas elaborações no campo estrito da filosofia, bem como nos terrenos da política e da educação. Para o autor, é imprescindível dar tratamento científico à noção de natureza humana, mediante uma perspectiva que considere o homem um ser coletivo. Nessa tese, destaca-se a necessidade de uma ciência social formada por saberes diretamente voltados ao entendimento da experiência humana no âmbito da cultura. Destaca-se também a relevância das investigações da psicologia, ciência que, para Dewey, é essencial para o pensar filosófico, pois se ocupa das manifestações particulares que permitem compreender o homem em sua totalidade. O presente projeto tem por objetivo compreender a noção deweyana de natureza humana, analisando, para isso, a obra Human nature and conduct, de 1922, em que Dewey situa suas idéias perante os paradigmas que constituem a tradição moderna e contemporânea da filosofia, da psicologia e da educação. A metodologia de análise seguirá os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa "Retórica e Argumentação na Pedagogia", que focaliza as teorias da argumentação elaboradas por autores como Perelman ("nova retórica") e Toulmin ("layout de argumentos"), no intuito de compreender as estratégias argumentativas empregadas pelo autor. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de. O discurso de John Dewey sobre natureza humana e conduta: contribuições à psicologia e à educação. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.