Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos morfologicos e histoquimicos do intestino delgado e ultra estrutura de celulas calciformes de ratos diabetico induzidos: influencia da atividade fisica.

Processo: 07/57383-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Flavio Henrique Caetano
Beneficiário:Rodrigo Avelaira Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Atividade física   Intestino delgado   Ratos Wistar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Fisica | Celulas Calciformes | Diabetes | Intestino Delgado | Ratos Wistar

Resumo

O diabetes mellitus consiste em um conjunto de distúrbios provocados pela deficiência na produção ou na captação periférica do hormônio insulina. O diabetes tipo 1, causado pela destruição das células Beta do pâncreas, promove alterações metabólicas e bioquímicas que podem ser acompanhadas de prejuízos em órgãos e tecidos específicos. O intestino delgado é um órgão que apresenta uma série de alterações, principalmente de caráter morfológico e fisiológico. A atividade física regular, por sua vez, pode contribuir para o controle desta situação, sendo este um fator importante, já que grande parcela da população mundial sofre com esta doença. Neste estudo, ratos Wistar serão distribuídos em 4 grupos: Controle Sedentário (CS), Controle Treinado (CT), Diabético Sedentário (DS) e Diabético Treinado (DT). O diabetes será induzido por aloxana monoidratada Sigma (35mg/kg de peso corporal). Os grupos treinados realizarão um protocolo de exercícios físicos, que compreende natação com cargas equivalentes a 5% do peso corporal. Amostras de duodeno, jejuno e íleo serão processadas e analisadas sob ponto de vista morfológico e histoquímico e as células caliciformes intestinais serão analisadas sob aspectos ultra-estruturais. Estão incluídas, nestas análises, morfometria e contagens de estruturas. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a influência da atividade física nestes aspectos do intestino delgado e células caliciformes, buscando contribuições para o controle do diabetes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Rodrigo Avelaira. Aspectos morfológicos e histoquímicos do intestino delgado e ultra-estrutura de células caliciformes de ratos diabéticos-induzidos: influência da atividade física. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.