Busca avançada
Ano de início
Entree

Ultraestrutura e morfometria do nervo depressor aórtico em ratos com diabete induzido experimentalmente: efeito do tratamento com insulina

Resumo

Sendo o rato um modelo animal comumente utilizado em estudos que envolvem o diabete experimental e, sendo o nervo depressor aórtico (NDA) responsável pela aferência do barorreflexo, descrições morfológicas e morfométricas detalhadas desse nervo, associadas aos parâmetros funcionais, são dados importantes para futuras investigações de bases estruturais de respostas barorreflexas alteradas em condições fisiopatológicas, como a diabete e outras neuropatias periféricas. Trabalhos recentes sobre a neuropatia diabética têm se dedicado aos aspectos bioquímicos e moleculares deste envolvimento; entretanto, o envolvimento morfológico sistemático do NDA nessa doença ainda não foi explorado em animais com diabete induzida experimentalmente e tratados com insulina. Assim, os objetivos do presente estudo são avaliar o efeito do diabete experimental, agudo e crônico, nos aspectos morfológicos e nos parâmetros morfométricos do NDA de ratos, em nível ultraestrutural, além de investigar o papel do tratamento com insulina, nas eventuais alterações ultraestruturais observadas nesse nervo, decorrentes do diabete induzido experimentalmente. Serão avaliados os NDA de ratos com 15 dias após indução do diabete, com e sem tratamento com insulina, e animais com 12 semanas de indução do diabete com e sem tratamento com insulina, além dos grupos-controle de cada tempo experimental. Em ratos anestesiados, os NDA serão isolados e posicionados sobre um eletrodo bipolar para visualização de sua atividade espontânea em osciloscópio. Após a identificação eletroneurográfica, o segmento proximal será reparado e o nervo coletado para preparo e análise histológica. Serão obtidas secções transversais semifinas dos segmentos proximais e distais para a verificação da qualidade do material histológico para futura secção ultrafina, e análise através da microscopia eletrônica de transmissão (MET). Dados morfométricos fasciculares serão obtidos com as imagens de microscopia de luz (área e diâmetro fascicular e contagem do número de fibras mielínicas) para a futura obtenção dos valores de número total de fibras e a razão entre o número de fibras amielínicas/fibras mielínicas. A partir dos dados morfométricos obtidos através das microscopias de luz e eletrônica, o número total de fibras dos NDA será estimado a partir dos valores das densidades dessas fibras. A densidade total das fibras será calculada e a razão entre o número de fibras amielínicas/fibras mielínicas será obtida. Será realizada análise estatística dos dados obtidos, comparando dados morfométricos intra grupos e entre os grupos. Serão considerados significativos valores de p < 0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO CARMO, ELISABETE DE CASSIA; SANADA, LUCIANA SAYURI; BERTO MACHADO, NATHALIA LEILANE; SASSOLI FAZAN, VALERIA PAULA. Does Pain in the Neonatal Period Influence Motor and Sensory Functions in a Similar Way for Males and Females During Post-Natal Development in Rats?. PAIN MEDICINE, v. 17, n. 8, p. 1520-1529, AUG 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.