Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da liberacao de metaloproteinases da matriz (mmp-3, mmp-8 e mmp-9) em macrofagos ativados por endotoxinas e o envolvimento de citocinas neste processo.

Processo: 07/57552-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Antonio Olavo Cardoso Jorge
Beneficiário:Polyana das Graças Figueiredo Vilela
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Lipopolissacarídeos   Reabsorção óssea   Metaloproteinases da matriz
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Lps | Metaloproteinases Da Matriz | Reabsorcao Ossea Periapical

Resumo

Endotoxinas (LPS) presentes nos canais radiculares infectados estimulam macrófagos a liberar diferentes citocinas, as quais podem modular a subseqüente produção de metaloproteinases da matriz (MMP) induzindo produção de reabsorção óssea periapical. Torna-se interessante, portanto, avaliar a relação entre LPS, citocinas e produção de MMPs in vitro em macrófagos. Assim, a proposta deste estudo será avaliar a capacidade de diferentes concentrações de endotoxinas (LPS) induzir a secreção de MMP-1, MMP-3 e MMP-8 em macrófagos, em variados períodos de tempo, e também verificar a influência de citocinas inflamatórias (IL-1a, IL-1b, TNF-a, PGE2) sobre a liberação de metaloproteinases em macrófagos estimulados por LPS, utilizando anticorpos específicos para cada citocina. Para tanto, macrófagos de camundongos da linhagem RAW 264.7 serão ativados com as seguintes concentrações de endotoxinas: 5, 10, 20 e 40 EU/ml. A produção de MMP-1, MMP-3 e MMP-8 será avaliada em três períodos de tempo (12, 24 e 48 horas) por ensaios imunoenzimáticos (ELISA). Após a determinação da concentração de LPS e tempo necessário para estimular a produção de MMP em macrófagos, as células serão ativadas com LPS na presença de anticorpos anti-IL-1a, anti-IL-1b, anti-TNF-a ou anti-PGE2. A produção de MMP-1, MMP-3 e MMP-8 nestas condições também será analisada por ELISA, a fim de verificar a participação destas citocinas na produção de MMP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILELA, Polyana das Graças Figueiredo. Avaliação da liberação de metaloproteinases da matriz (MMP-3 e MMP-8) por macrófagos ativados por diferentes concentrações de endotoxinas (LPS) em variados períodos de tempo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos São José dos Campos.