Busca avançada
Ano de início
Entree

Desajuste marginal e influencia na pre-carga de parafusos e nas tensoes induzidas as fixacoes de pilares metaloplasticos sobre fundidos.

Processo: 07/57527-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Guilherme Elias Pessanha Henriques
Beneficiário:Leonardo Flores Luthi
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse mecânico   Prótese dentária   Desajuste marginal   Ligas metálicas   Implantes osseointegrados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desajuste Marginal | Estresse Mecanico | Implantes Osseointegrados | Ligas Metalicas | Protese Dental | Protese Dental Fixa

Resumo

Pilares tipo UCLA calcináveis são bem aceitos no meio odontológico por permitirem manipulação em laboratório a custo reduzido e a individualização das próteses em função de cada paciente. Porém se observa, quanto à adaptação marginal, que apresentam piores resultados que os pilares pré-fabricados, embora estes agreguem custos significativamente superiores. Pilares UCLA metaloplásticos para sobre-fundição surgiram neste interstício, com prerrogativas de menores custos que os pré-fabricados e melhor adaptação que os calcináveis. Atualmente encontram-se, predominantemente, com base em liga de Ni-Cr ou Co-Cr. Todavia, não há dados relativos ao seu real desempenho após a sobre-fundição, tão pouco, diante das ofertas, qual seria a melhor escolha. Assim o objetivo deste estudo será avaliar os desajustes marginais e a influência na indução de tensão e no destroque de parafusos protéticos de próteses confeccionadas com pilares UCLA metaloplásticos. Serão confeccionadas quarenta infra-estruturas metálicas simulando próteses parciais fixas de três elementos retidas por dois implantes osseointegrados, obtidas por fundição a partir de transferências/modelos-de-trabalho originários de um modelo-mestre. As estruturas serão eqüitativamente dividas em quatro grupos, sendo que cada grupo será composto por dez peças que utilizarão os seguintes componentes: Grupo 1, constituído por cilindros protéticos tipo UCLA metaloplásticos com base em Co-Cr; Grupo 2, por cilindros protéticos tipo do UCLA calcináveis e fundidos em liga de Co-Cr (grupo controle 1); Grupo 3, por cilindros protéticos tipo UCLA metaloplásticos com base em Ni-Cr; e Grupo 4, por cilindros protéticos tipo do UCLA calcináveis e fundidos em liga de Ni-Cr (grupo controle 2). Os valores de desajuste marginal, (obtidos pelo teste do parafuso único) tensão (obtidos por extensiometria) e força de destroque (após ensaio cíclico e mediante medidas obtidas portorquímetro eletrônico) serão tabulados e correlacionados para as necessárias aclarações, sendo calculadas as médias e os desvios-padrão. Teste estatístico apropriado será aplicado para comparação das variáveis dependentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUTHI, Leonardo Flores. Desajuste marginal e influencia na pre-carga de parafusos e nas tensões induzidas as fixações de pilares metaloplasticos sobre-fundidos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.