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Estudo teórico-experimental dos padrões de escoamento e perda e carga durante a evaporação convectiva no interior de micro-canais

Processo: 07/51826-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Gherhardt Ribatski
Beneficiário:Henrique Osório Menchon Felcar
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60031-0 - Estudo teórico-experimental da ebulição convectiva de refrigerantes halogenados no interior de micro-canais, AP.JP
Assunto(s):Escoamento bifásico   Carga hidráulica   Perda de carga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ebulicao Convectiva | Escoamento Bifasico | Micro Canais | Padroes De Escoamento | Perda De Carga

Resumo

A pesquisa tratará do estudo dos padrões de escoamento e da perda de carga no interior de canais de diâmetro inferiores a 3mm. Resultados experimentais serão obtidos e utilizados na elaboração de modelos, os quais serão incorporados a mapas de escoamento baseados em métodos subjetivos (imagens de uma câmera de "vídeo tape" rápido, CCD) e objetivos (intensidade de um sinal laser e variação da pressão local); isto permitirá que os modelos incluam os mecanismos físicos de perda de carga predominantes em cada regime de escoamento. Aspectos envolvendo instabilidades no escoamento, relacionados a efeitos de confinamento de bolhas serão minuciosamente estudados através da análise das imagens do escoamento e da pressão local determinada por um micro transdutor. Através do tratamento dos sinais provindos de dois pares diodo/sensor-laser serão determinados o comprimento, a freqüência e a velocidade dos pistões de vapor. Tal procedimento também permitirá determinar as médias temporais das frações de vazio superficial e na linha central do canal, resultados que serão incorporados aos modelos e comparados aos obtidos a partir das imagens do escoamento. Este estudo envolverá também a caracterização da transição entre macro- e micro-canais através da identificação de distintos comportamentos para os parâmetros estudados conforme o diâmetro da superfície, providenciando um método capaz de predizer a limitação dos modelos desenvolvidos para canais convencionais. (AU)

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