Busca avançada
Ano de início
Entree

Intensidade de pastejo como condicionante da estrutura do dossel e do potencial fotossintetico em pastos de campim xaraes ([bachiaria brizantha (a. rich.) stapf. cv. xaraes] sob lotacao continua.

Processo: 07/57851-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Carlos Guilherme Silveira Pedreira
Beneficiário:Diego Noleto Luz Pequeno
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pastejo   Forragicultura   Morfofisiologia   Interceptação luminosa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altua Do Dossel | Interceptacao Luminosa | Mob Grazing | Morfofisiologia | Pastejo | Producao De Forragem

Resumo

O método de pastejo mais utilizado no Brasil é o de lotação contínua, caracterizada pela permanência de animais na mesma área de pastagem durante todo o ano ou a maior parte dele. Apesar de lançado comercialmente, inexistem recomendações de manejo para o cultivar de Brachiaria brizantha, "Capim-Xaraés" sob lotação continua. O parâmetro mais prático para o controle do pastejo em pastagens sob lotação contínua é a altura do dossel forrageiro, que embora possa ser mantido constante não impede modificações morfofisiológicas e produtivas. Tais respostas podem ser usadas na tomada de decisão para adoção de técnicas de manejo da pastagem no decorrer do ano. O presente projeto tem como objetivo estudar respostas agronômicas e morfológicas (estrutura do dossel, interceptação luminosa e acúmulo de forragem) em pastos de Brachiaria brizantha cv. Xaraés mantidos em altura de dossel constante por pastejo. O estudo será implantado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", campus da USP localizado em Piracicaba - SP. Os tratamentos corresponderão a três alturas de dossel (15, 30 e 45 cm) mantidas constantes por pastejos semanais usando a técnica de "mob grazing", mimetizando pastos sob lotação contínua e taxa de lotação variável. O delineamento experimental será o inteiramente casualizado com três repetições. As variáveis estudadas serão: acúmulo de forragem, índice de área foliar (IAF), ângulo foliar, interceptação luminosa, composição morfológica da forragem e potencial fotossintético do dossel forrageiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEQUENO, Diego Noleto Luz. Intensidade de pastejo como condicionante da estrutura do dossel e da assimilação de carbono de pastos de capim Xaraés [Brachiaria brizantha (A. Rich) Stapf. cv. Xaraés] sob lotação contínua. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.