Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura organizacional e qualidade de vida no trabalho: um estudo com funcionarios de restaurantes fast-food.

Processo: 08/52991-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Dóris Lieth Nunes Peçanha
Beneficiário:Patrícia Miola Gorzoni
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de vida no trabalho   Psicodinâmica do trabalho   Cultura organizacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Organizacional | Psicodinamica Do Trabalho | Qualidade De Vida No Trabalho | Restaurante Fast-Food

Resumo

Estudos sobre a relação entre Cultura Organizacional (CO) e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) são escassos na literatura científica, principalmente no segmento de restaurantes fast-food. O desenvolvimento de uma investigação que interligue esses temas contribuirá para a gestão da produção e de pessoas nessas empresas. Portanto, esta pesquisa tem o objetivo de estudar as relações entre a CO e a QVT de funcionários de restaurantes fast-food. Metodologia: estudo empírico, com delineamento de grupo contrastante (caso e controle) e categórico. Será realizado tratamento quanti-qualitativo dos dados obtidos. Amostra: quatro organizações localizadas num mesmo bairro de classe média e situadas numa cidade da região central do estado de São Paulo. Duas empresas serão de fast-food (grupo caso) e as duas outras serão prestadoras de serviços educacionais (grupo controle). Os participantes do estudo, em número de 40 funcionários voluntários, terão escolaridade e idade similares, faixa etária entre 18 e 40 anos e serão de ambos os sexos. A opção por estudar um grupo contrastante objetiva facilitar a identificação de características específicas às empresas fast-food. Instrumentos de pesquisa: a variável CO será avaliada por meio do Inventário de Valores Organizacionais (IVO) e a variável QVT será avaliada através da Escala de Indicadores de Prazer-Sofrimento no Trabalho (EIPST). A escolha desses instrumentos considera sua validação e uso em pesquisas brasileiras na área. Os mesmos serão analisados de acordo com as planilhas de cálculos específicas a cada instrumento, e posteriormente relacionados. A estatística descritiva será utilizada na caracterização da amostra. Testes estatísticos não-paramétricos permitirão a análise das relações entre as variáveis (Chi-Square) e, se possível, das diferenças entre os grupos (testes de significância). O estudo qualitativo será fundamental considerando o tamanho pequeno da amostra. Para tanto, será usada metodologia específica da Psicodinâmica do Trabalho na coleta e na análise do conteúdo obtido. Os resultados serão discutidos com bases nas contribuições teóricas, empíricas e metodológicas dos estudos referentes à CO, à QVT e à Psicodinâmica do Trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GORZONI, Patrícia Miola. Cultura organizacional e qualidade de vida no trabalho: um estudo com funcionários de um restaurante fast-food. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.