Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adicao e ou supgementacao de antioxidante no processo de congelacao/descongelacao de semen de caes ferteis e sub- ferteis.

Processo: 07/58568-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Maria Denise Lopes
Beneficiário:Bethania Vieira Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Antioxidantes   Sêmen congelado   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antioxidante | Cao | Semen Congelado

Resumo

Durante sua maturação o espermatozóide perde seu citoplasma e reduz seus mecanismos de reparo e defesas enzimáticas, apresentando baixos níveis de antioxidantes (DONNELY et al., 1999). Estes fatores aliados à presença de grandes quantidades de ácidos graxos insaturados na membrana espermática torna-os particularmente susceptíveis ao estresse oxidativo. O objetivo desse projeto é estudar os efeitos da adição de catalase 300 U/ml, SOD 800 U/ml e associação de catalase e SOD no meio diluidor para congelação/descongelação de sêmen de cães férteis e sub-ferteis. É também objetivo avaliar os efeitos da suplementação de vitaminas E e C, 500mg/Kg, via oral, na dieta de cães férteis e sub-ferteis. Os cães férteis serão considerados aqueles cujo exame andrológico apresentar resultados médios dentro dos padrões recomendados pelo CBRA; os cães sub-ferteis deverão apresentar baixa concentração espermática (< 20x10 6 sptz/mL) e/ ou alto índice de patologias espermáticas (> 30%). O sêmen será coletado por manipulação digital do pênis e após padronização prévia será analisado para: motilidade, vigor, concentração, morfologia espermática e integridade de membranas. Será analisado também a taxa de peroxidação lipídica, e antioxidantes: SOD, catalase, vitaminas C e E. Essas análises serão realizadas antes e após a congelação/descongelação de sêmen. Os diversos resultados serão comparados entre si e espera-se que a adição de antioxidante no meio diluidor ou a suplementação na dieta, possa melhorar as variáveis seminais, tornando os animais sub-ferteis aptos para a reprodução. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Bethania Vieira. Efeito da adição e/ou suplementação de antioxidante no processo de congelação/descongelação de sêmen de cães férteis e subférteis. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.