Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de efeitos de proximidade em juncoes josephson supercondutor semimetal (grafite e bismuto).

Processo: 07/59947-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Iakov Veniaminovitch Kopelevitch
Beneficiário:Luis Augusto Gomes Baring
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/60440-0 - Estudo de sistemas fortemente correlacionados em condições extremas, AP.TEM
Assunto(s):Grafite   Bismuto   Supercondutividade   Efeito Hall quântico

Resumo

A grafite se constitui na principal linha de pesquisa da Física da Matéria Condensada, atualmente, devido a suas invulgares e interessantíssimas propriedades, como a ocorrência de efeito Hall quântico, todas elas resultantes da quase-bidimensionalidade e da coexistência de portadores massivos (dispersão parabólica) e portadores sem massa (espectro linear), os chamados férmions de Dirac. No presente projeto, propomos o estudo de efeitos de proximidade em junções Josephson do tipo supercondutor-grafite-supercondutor (S-G-S) e supercondutor-bismuto-supercpndutor (S-Bi-S), dado que a grafite e o bismuto (Bi) são materiais semelhantes, sob diversos aspectos, havendo, inclusive, evidências de que podem existir férmions de Dirac, também, no Bi. Neste caso, em ambos os materiais, ocorreria o efeito Josephson relativístico, ainda pouco estudado. Além disso, estudaremos o comportamento de ambos os materiais em condições extremas: altos campos magnéticos (14 T) e baixíssimas temperaturas (50 K), tão logo uma nova plataforma PPMS - Quantum Design, a ser comprada com financiamento proveniente do projeto temático de número de processo 2006/60440-0 esteja disponível. Com isso, pretendemos estudar o efeito Josephson nesses materiais no regime de quantização de Landau, bem como estudar os efeitos Shubnikov-de Haas e de Haas-van Alphen no Bi, a fim de investigar a existência dos férmions de Dirac, também, neste material. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARING, Luis Augusto Gomes. Supercondutividade em semimetais e isolantes topológicos. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.