Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunolocalizacao e quantificacao da proteina cyr61 no trato reprodutor da femea canina (canis familiaris), nas diferentes fases do ciclo estral, submetidas a ovariohisterectomia.

Processo: 07/57935-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Gilson Hélio Toniollo
Beneficiário:Fabiana Azevedo Voorwald
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclo estral animal   Imuno-histoquímica   Ovário   Útero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo Estral | Cyr61 | Imunohistoquimica | Ovariohisterectomia | Ovarios | Utero

Resumo

O ciclo estral dos canídeos apresenta características que outras espécies não possuem. O ciclo estral completo sofre influência de vários hormônios, desencadeando transformações estruturais, bioquímicas e funcionais. Portanto, estudar as características e alterações teciduais em amostras normais é de fundamental importância para posterior comparação com tecidos acometidos por afecções. A proteína CYR61 apresenta níveis altos em resposta a diversos fatores orgânicos, entre eles, fatores de crescimento, angiogênse, condrogênese, divisão celular e estrógeno no tecido uterino. Estudos recentes demonstraram ativação desta proteína em diversas enfermidades como arteriosclerose, trombose, prostatopatias, endometriose e especialmente câncer de mama. As técnicas de imunoistoquímica e imunocitoquímica têm sido largamente utilizadas em pesquisas para identificação de proteínas e patógenos em diferentes tecidos. O objetivo deste trabalho é identificar e quantificar a proteína CYR61, através de imunohistoquímica e imunocitoquímica, em tecidos ovarianos e uterinos de cadelas sadias atendidas e submetidas à ovariohisterectomia eletiva no Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel" da FCAV/UNESP, nas diferentes fases do ciclo estral. Serão analisadas 48 lâminas de citologia vaginal para identificação da fase do ciclo estral e amostras de tecidos ovarianos e uterinos submetidas às técnicas de imunohistoquímica e imunocitoquímica sendo doze amostras de cada fase do ciclo. As amostras serão avaliadas por meio de microscopia óptica e fotografadas para posterior avaliação em programa específico de imagens. Os dados numéricos serão utilizados para as analises estatísticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VOORWALD, Fabiana Azevedo. Imunolocalização e quantificação da proteína CYR61 no trato reprodutor de fêmeas caninas nas diferentes fases do ciclo estral, fêmeas pré-púberes e acometidas por piometra. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.