Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacoes geneticas entre produtividade de oleo e podridao vermelha das raizes em soja.

Processo: 08/50514-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Natal Antonio Vello
Beneficiário:Inocencio Junior de Oliveira
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiesel   Glycine max
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiesel | Dialelo Parcial | Glycine Max | Teor De Oleo

Resumo

Recentemente, aumentou a demanda por óleos vegetais para a utilização como energia renovável, principalmente biodiesel. Somando-se a isso, a podridão vermelha das raízes da soja (PVR), ou síndrome da morte súbita, causada pelo fungo Fusarium solani f.sp. glycines tornou-se uma doença que é motivo de preocupação para os sojicultores, técnicos e pesquisadores, sendo uma estratégia recomendada a adoção de um sistema de controle integrado em que a utilização de „ cultivares resistentes/tolerantes é um componente indispensável. Diante disto, o objetivo deste trabalho será reunir genes (para alta produtividade de óleo e para resistência/tolerância a PVR em genótipos de soja. O sistema genético compreende um dialelo parcial 7x7, envolvendo sete genitores com alta produtividade de óleo e sete genitores tolerantes a PVR. A maioria dos genitores compreende linhagens experimentais desenvolvidas no programa coordenado pelo proponente. Serão conduzidos experimentos com as gerações F2 e F3 para avaliação do teor e produtividade de óleo em campo experimental; já a geração F4 será avaliada para PVR em casa de vegetação (inoculação artificial do patógeno) e em campo naturalmente infestado. O desenvolvimento da doença será avaliado com base numa escala de notas para a severidade dos sintomas foliares e radiculares da PVR. Será estimadas a porcentagem de incidência da doença em cada parcela, o índice de doença, a produtividade de grãos, o teor de óleo e a produtividade de óleo, além de outros caracteres agronômicos. Posteriormente, serão efetuadas as análises de variância e análises estatístico-genéticas (estimativa dos parâmetros genéticos e análise dialélica de Jinks-Hayman) dos dados obtidos, utilizando os programas computacionais SAS e GENES. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Inocencio Junior de. Relações genéticas entre produtividade de óleo e podridão vermelha das raízes em soja. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.