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Analise das estrategias de producao em industrias fornecedoras de marcas proprias: estudo multicaso.

Processo: 08/52985-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Rosane Lucia Chicarelli Alcantara
Beneficiário:Marcos Hideyuki Yokoyama
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Indústrias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrategias De Producao | Industria | Marcas Proprias

Resumo

A abertura comercial e a estabilização da moeda brasileira após a implantação do Plano Real criaram no mercado supermercadista brasileiro um ambiente altamente competitivo. Assim, dentro desse cenário econômico e seguindo uma tendência mundial, a estratégia de marcas próprias foi sendo adotada no Brasil tanto pelos varejistas supermercadistas quanto pelos atacadistas. Considera-se como marca própria a marca que é possuída ou controlada por uma organização através de direitos de contrato. A adoção da estratégia de marcas próprias pelo varejo e pelo atacado gerou uma demanda de novos produtos aos fornecedores, que tiveram que reavaliar suas estratégias para decidir ou não pela fabricação de produtos de marcas próprias. Para os fabricantes, a estratégia de marcas próprias pode trazer benefícios como o aumento de volume, a ocupação de capacidade ociosa, a garantia de recebimento e um melhor relacionamento com seus canais de distribuição. A presente pesquisa tem como objetivo identificar os elementos das estratégias de produção que possam ser classificadas como fatores importantes para a elaboração de uma estratégia sustentável para os fabricantes. Espera-se assim, que esta pesquisa possa ser utilizada para orientar novos fabricantes na decisão de adotarem esta estratégia ou para auxiliar aqueles que já a adotam a extraírem maiores benefícios da mesma. (AU)

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