Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao comparativa do epitelio do esofago de barrett atraves da capsula endoscopica do esofago e endoscopia convencional.

Processo: 08/51751-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura
Beneficiário:Thiago Alonso Domingos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Esôfago de Barrett   Esôfago   Cápsula endoscópica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capsula Endoscopica | Endoscopia Digestiva Alta | Esofago | Esofago De Barrett

Resumo

O esôfago de Barrett está presente em cerca de 15% dos pacientes portadores de doença do refluxo gastroesofágico e é reconhecidamente um importante fator de risco para o desenvolvimento de adenocarcinoma, mesmo após a realização de cirurgia anti-refluxo (fundoplicatura a Nissen). Pacientes portadores de esôfago de Barrett devem pertencer a programas de rastreamento regular, por toda a vida, no intuito da detecção precoce de eventual transformação maligna. Atualmente a endoscopia digestiva alta é considerada o método padrão ouro para o seguimento destes pacientes. A cápsula endoscópica de esôfago é um novo método de avaliação, menos invasivo e que não necessita de sedação para sua realização. O objetivo da pesquisa é avaliar a acurácia da cápsula endoscópica de esôfago no estudo do epitélio de Barrett e na detecção de lesões suspeitas de malignização, além de comparar as complicações advindas de cada método. Serão selecionados pacientes portadores de esôfago de barrett longo (≥ 3cm), circunferencial, que foram submetidos a fundoplicatura à Nissen há mais de 5 anos. Os pacientes serão submetidos ao exame de cápsula endoscópica seguido pela endoscopia convencional, realizados por médicos diferentes e cegos em relação ao outro exame. Posteriormente os resultados serão comparados na intenção de esclarecer se a cápsula endoscópica de esôfago é um método eficaz e seguro para o seguimento de pacientes portadores de esôfago de Barrett. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DOMINGOS, Thiago Alonso. Avaliação comparativa do epitélio do esôfago de Barrett atráves da cápsula endoscópica do esôfago e endoscopia digestiva alta associada a cromoscopia com azul de metileno. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.