Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacaoes clinica e clinica/fotografica de restauracoes adesivas realizadas em lesoes cervicais nao cariosas. efeitos de materiais restauradores, tipos e tempo de avaliacao.

Processo: 08/52690-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Renato Herman Sundfeld
Beneficiário:Fernanda Garcia de Oliveira Baruffi
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas compostas   Técnicas de laboratório clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Clinica | Analise Clinica/Fotografica | Lisao Cervical Nao-Cariosa | Resina Composta | Tempos De Analise

Resumo

O objetivo desse trabalho será avaliar através das análises clínica e clínica/fotográfica o comportamento de restaurações de lesão cervical não cariosa, realizadas com uma resina composta ou com um ionômero de vidro modificado por resina, nos períodos imediato, 6 e 12 meses após suas realizações. Serão formados 3 grupos de estudo com 40 dentes cada, de acordo com os materiais e técnicas empregadas. As restaurações serão realizadas por dois operadores devidamente calibrados. Previamente a aplicação dos materiais adesivos os dentes dos grupos I, II e III, receberão o condicionamento com ácido fosfórico à 35% em esmalte e dentina. Após, os dentes pertencentes ao grupo I receberão o sistema adesivo convencional Scotchbond Multi Uso (3M), seguido pela resina composta Z350 ; os do grupo II apenas o material ionomérico modificado por resina Fuji II L.C., enquanto que os do grupo III serão restaurados com o mesmo material ionomérico tal como no Grupo II, entretanto, previamente à inserção do material ionomérico, receberão a aplicação de duas camadas do primer do sistema adesivo Scotch Bond Multi Uso. Imediatamente após, aos 6 e 12 meses as restaurações serão fotografadas, para posterior análise clínica/fotográfica em monitor de tela plana de alta resolução, assim como analisadas clinicamente, de acordo com critérios previamente estabelecidos. As análises das restaurações serão realizadas por dois examinadores devidamente calibrados. Os resultados obtidos na análise clínica e clínica/fotográfica serão submetidos ao Teste de Kappa, para avaliar o grau de reprodutibilidade entre dois examinadores e posteriormente submetidas à análise estatística apropriada, ou seja, para comparar os grupos em cada período de análise será aplicado o teste de Kruskal Wallis, em cada fator considerado e; para comparar a evolução no tempo, será aplicado o teste de Friedman em cada um dos grupos e, também de acordo com os fatores considerados. O nível de significância em todos os testes será de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Fernanda Garcia de. Avaliações clínica e clínica/fotográfica de restaurações adesivas, realizadas em lesões cervicais não cariosas: efeitos dos materiais restauradores, tipos e tempos de avaliação. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.