Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise das variaveis hematologicas e bioquimicas sericas em potamotrygon motoro (mueller & henle, 1841) (myliobatiformes, potamotrygonidae) de vida livre.

Processo: 08/53634-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Flávio Ruas de Moraes
Beneficiário:Fernando Moraes Machado Brito
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Sangue   Bioquímica sérica   Hematologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioquimica Serica | Hematologia | Potamotygon Motoro | Raias De Agua Doce | Sangue

Resumo

A classe Chondrichthyes compreende os peixes com esqueleto interno essencialmente cartilaginoso e é separada em duas subclasses: Elasmobranchii, que inclui tubarões e raias e Subterbranchialia (Holocephali). Os Potamotrygonidae são um grupo de raias endêmicos da América do Sul e exclusivamente dulciaqüícolas. A família é representada por três gêneros: Potamotrygon, Paratrygon e Plesiotrygon e possui aproximadamente 20 espécies nominais, ocorrendo nas principais bacias hidrográficas do continente. A Potamotrygon motoro é uma espécie de Potamotrygonidae de grande porte, com disco medindo mais de 70 cm de diâmetro, podendo atingir até 15 kg. São raros os estudos relativos à hematologia de peixes e os autores ainda adotam classificações diferentes entre eles. A variação morfológica dessas células em peixes é tão grande que é necessário um estudo aprofundado para diferenciá-las nas várias espécies. De cada espécime serão colhidos 4 ml de sangue para realização da análise das variáveis hematológicas e bioquímicas séricas. Espera-se coletar um número significante de espécimes de raias da espécie Potamotrygon motoro, obter amostras sangüíneas suficientes para que os resultados possam ser considerados representativos e determinar os valores hematológicos e de bioquímica sérica para a espécie como um todo. O objetivo deste estudo é determinar as variáveis hematológicas e bioquímicas séricas em Potamotrygon motoro através de métodos laboratoriais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRITO, Fernando Moraes Machado. Variáveis hematológicas, hormonais, bioquímicas séricas e fauna parasitária em quatro espécies de raias do gênero Potamotrygon Garman, 1877 (Myliobatiformes, Potamotrygonidae) de vida livre. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.