Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao do limiar de anticorpos neutralizantes para a avaliacao da eficiencia de bacterinas antileptospirose em suinos. correlacao com o teste de potencia com desafio em hamsters.

Processo: 08/53835-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Silvio Arruda Vasconcellos
Beneficiário:Amane Paldês Gonçales
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vacinas   Imunidade ativa   Suínos   Leptospirose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imunidade Ativa | Leptospirose | Suinos | Vacinas

Resumo

O presente projeto tem o objetivo de investigar a intensidade e a duração da imunidade ativa de suínos primo imunizados com o estabelecimento de um limiar de anticorpos neutralizantes que corresponda ao nível de aprovação da vacina no teste de potência com desafio em hamsters, também com o emprego das técnicas de ELISA e tratamento dos soros com 2-Mercaptoetanol serão investigadas comparativamente as classes de imunoglobulinas predominantes nos testes de inibição de crescimento de leptospiras in vitro e de soroaglutinação microscópica (SAM). Os ensaios serão realizados em fêmeas suínas (Sus scrofa), distribuídas em cinco grupos de dez animais: (1) grupo controle, animais não vacinados; (2) grupo vacinado com bactéria pura; (3) grupo vacinado com bactéria na diluição 1:800; (4) grupo vacinado com bactéria na diluição 1:6400; (5) grupo vacinado com bactéria na diluição 1:51200. Todos os animais exceto o controle receberão as concentrações da bactéria a serem testadas pela via intramuscular, em duas doses de 5,0 mL com intervalo de 30 dias e revacinados após 180 dias da primeira dose da bactéria. As colheitas de sangue dos suínos para a realização das provas de SAM e EU serão efetuadas assepticamente por punção da veia cava cranial, concomitantemente às três aplicações das bactérias e sucessivamente com intervalos de aproximadamente 30 dias nos 12 meses subseqüentes a primo-vacinação. O controle da qualidade da bactéria será feito por meio do teste de potência com desafio em hamsters. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)