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Educacao ambiental e espiritualidade laica: horizontes de um dialogo iniciatico

Processo: 08/55688-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Pedro Roberto Jacobi
Beneficiário:Tiago Costa Nepomuceno
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espiritualidade   Educação ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Ambiental | Educacao Holistica | Espiritualidade | Pensamento Ambientalista

Resumo

A educação ambiental brasileira, a despeito de sua diversificada produção, tem sistematicamente evitado, desqualificado e subestimado a dimensão espiritual como possível campo de reflexão. Diante desta lacuna, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo discutir a legitimidade, os fundamentos, o potencial e os limites de uma educação ambiental que contemple, nas suas reflexões e práticas, a dimensão espiritual dos educandos. Para tanto, cumpriremos três etapas de investigação. Inicialmente analisaremos o significado do conceito-chave espiritualidade, dissociando-o do termo religião e seus derivados. Em seguida analisaremos a importância da dimensão espiritual para a educação holística. Finalmente, analisaremos os fundamentos espirituais de duas correntes do pensamento ambiental contemporâneo: a ecologia profunda e a ecoteologia. Buscaremos então compreender as possíveis interações entre esses três elementos - espiritualidade, educação e meio ambiente - a fim de que possamos identificar pontos de convergência entre a espiritualidade defendida pela educação integral/holística e a temática ambiental, pontos estes que nos possibilitarão propor caminhos para uma educação ambiental comprometida não apenas com os desafios socioambientais, mas também com o despertar da espiritualidade dos educandos. Uma primeira justificativa para a realização dessa pesquisa é o fato do tema educação ambiental e espiritualidade ser promissor e ainda inexplorado no âmbito da educação ambiental brasileira, oferecendo a possibilidade de novas perspectivas de reflexão e prática. Outra justificativa deve-se a sua contribuição para uma educação que contemple as dimensões biológica, social, psicológica e espiritual da natureza humana; uma educação, portanto, dedicada à formação integral dos educandos. (AU)

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