Busca avançada
Ano de início
Entree

Política externa brasileira no âmbito das mudanças climáticas com ênfase no Governo Lula

Processo: 10/06823-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Enrique Amayo Zevallos
Beneficiário:Jefferson dos Santos Estevo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Política externa   Relações internacionais   Desmatamento   Mudança climática   Governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desmatamento | Matriz Energética | Mudanças Climáticas | Política Externa | Política Extrna | Política Externa e Meio Ambiente

Resumo

A problemática das Mudanças Climáticas é um tema que ganha cada vez mais relevância dentro dos estudos das Relações Internacionais devido, sobretudo, a urgência do tema. Desde a criação em 1992 da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (United Nations Framework Convention on Climate Change - UNFCCC) até as atuais, que visam substituir o protocolo de Kyoto, as negociações entre os Estados tiveram diversas fases e resultados. O Brasil é um ator importante nessa área, já que, diferentemente dos principais atores, suas emissões de Gases do efeito Estufa (GEE) são provenientes do desmatamento, além desse fator, o Brasil possui uma matriz energética em sua grande maioria renovável. Outro fator relevante para o Brasil está nos projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e nos créditos de carbono gerados. O país foi um dos autores desse mecanismo e atualmente beneficia-se com os investimentos em projetos e com os valores provenientes dos créditos. A política externa brasileira passou por algumas mudanças durante as negociações quatro governos estiveram à frente delas, e nesse período mudanças relevantes ocorreram. O Protocolo de Kyoto foi assinado durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso, mas negociações começaram no governo Collor. As atuais foram de responsabilidade do governo Lula, e foram de suma importância, já que discutiram o próximo protocolo, que substituirá Kyoto em 2012. A presente pesquisa buscará analisar a política externa brasileira nas negociações sobre as mudanças climáticas no período pós Protocolo de Kyoto, ou seja, pós 2005, tendo como maior relevância as mudanças e continuidades dos governos e o entendimento da posição do Brasil no próximo protocolo, que já está em negociação dentro da UNFCCC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESTEVO, Jefferson dos Santos. A política externa do presidente Lula da Silva no âmbito das mudanças climáticas (2003-2009). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.