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O sistema socio-educativo de internacao para jovens autores de atos infracionais no contexto da sociedade de controle - o caso do estado de sao paulo

Processo: 08/56884-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Elenice Maria Cammarosano Onofre
Beneficiário:Joana D'Arc Teixeira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fundacao Casa | Jovens Infratores | Medida Socio Educativa | Politicas Publicas | Processos Educativos | Punicao E Controle

Resumo

Nos últimos dez anos, avalia-se que aumentaram o número de jovens privados de liberdade no estado de São Paulo, um total de 7.069, segundo os últimos dados divulgados pela Subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (2006). O que explica em pleno século XXI, na vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a manutenção e a construção das Fundações CASA no Estado de São Paulo? Quais as interfaces do processo de descentralização e reestruturação desse sistema sócio-educativo com a sociedade de controle? Neste novo contexto de redesenhamento da Fundação CASA, quais são as possibilidades de participação política dos jovens privados de liberdade? Que outros processos sócio-educativos esses jovens anunciam? A presente pesquisa tem por objetivo analisar, descrever, compreender e refletir quais são as possibilidades de participação política dos jovens privados de liberdade e quais outros processos sócio-educativos eles anunciam no interior do redesenhamento da Fundação CASA, bem como analisar quais as interfaces da sociedade de controle com o processo de descentralização e reestruturação desse sistema sócio-educativo. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, teórica e analítica e apóia-se na análise do discurso. Os percursos metodológicos de coleta de dados serão os seguintes: inserção em uma unidade de internação da Fundação CASA, localizada na cidade do interior; análise documental (as principais diretrizes e legislações) e entrevistas com adolescentes, que vivenciam o cotidiano institucional. (AU)

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