Busca avançada
Ano de início
Entree

Modernizacao retardataria e agroindustria sucroalcooleira paulista: o proalcool como reproducao ficticia do capital em crise.

Processo: 08/56013-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Anselmo Alfredo
Beneficiário:Fábio Teixeira Pitta
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estado De Sao Paulo | Modernizacao Retardataria | Proalcool | Reproducao Critica | Trabalho Sazonal

Resumo

O presente projeto tem como objeto o PROALCOOL (iniciado em 1975) e suas conseqüências para a agricultura paulista, entendido este como expressão da modernização retardatária movida pelo Estado brasileiro, o que redefiniu o papel do campo na acumulação capitalista brasileira. Pretende-se verificar se a necessidade reiterada de intervenção estatal via créditos subsidiados junto à produção agrícola significa a crise de acumulação capitalista na sua forma atual, ou seja, através do que Marx denominou capital fictício. Assim, cabe como questão se a dívida dos produtores e industriais do Complexo Agroindustrial sucro-alcooleiro para com a União, no final da década de 1980 (final do Terceiro Período do PROALCOOL), significa a incapacidade de acumulação tanto pela incorporação da renda da terra, como pela exploração do trabalho. A pesquisa pretende verificar tal questão junto a dados estatísticos, para então inferir quais as conseqüências deste momento do capitalismo para as relações de produção neste ramo produtivo. O trabalho "precarizado" do "bóia-fria" pode ser entendido como crise da sociedade do trabalho, sendo o crescimento econômico a causa destas relações. Através de trabalho de campo, se pretende, então, compreender como o trabalhador subjetiva esta crise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PITTA, Fábio Teixeira. Modernização retardatária e agroindústria sucroalcooleira paulista: o Proálcool como reprodução fictícia do capital em crise. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.